29 de outubro de 2012

Pequi - Uma delícia do cerrado

Pequi - Uma delícia do cerrado
aqui

 O pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro. É um símbolo da culinária goiana, sendo preparado principalmente com arroz ou frango.

No caroço existe uma polpa e, abaixo dessa polpa vêm os famosos espinhos que protegem a semente (daí o cuidado na hora de comê-lo!). Essa fruta aguça nosso paladar, levando-nos a degustá-la com pressa.

É um fruto altamente saudável. Tem 60% de óleo insaturado, que não faz mal ao organismo. Apesar de tanta gordura, o fruto não representa risco ao colesterol. É rico em vitamina A, C e E, sais minerais (fósforo, potássio e magnésio) e em caroteno. Seu consumo evita a formação de radicais livres, ajuda na prevenção de tumores e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

Hoje, o pequi ganhou todo o Brasil. A facilidade para armazená-lo (congelando) fez com que os chefs de cozinha o utilizassem com mais frequência, criando vários pratos exóticos. Sua castanha é torrada e consumida de várias maneiras. E a farinha dessa castanha é base para condimentos em alguns pratos.

Podemos dizer com orgulho que temos essa árvore em abundância em nossa terra e curtir todo ano no meio do segundo semestre.

Como dito acima, fica a dica: se quiser pequi o ano todo, congele-o. Ele mantém suas propriedades e você pode se deliciar sempre que quiser.


4 comentários:

  1. Eu já vi pequi em conserva,mas nunca comi e nem sabia que ele nascia assim(pensei que nascesse pendurado na árvore,acredita?)
    Eu uso sempre a essência para fazer batida tipo amarula,fica uma delícia!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pequi nasce pendurado na arvore, mais dendro de uma casca .Cada casca tem uma certa quantidade de caroço dendro,de um a 5 caroços.
      Aqui em goias da na epoca de pequi.
      Beijos

      Excluir
  2. Yo nunca conocí el pequi. Será rico yo creo
    Saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pequi e uma delicia,se tiver oportunidade experimente.
      Beijos

      Excluir